Por Terka Engenharia em 15 de Abril de 2023
A importância da Inspeção Predial

Inspeção Predial – O que é e como é feita?

Como o próprio nome sugere, a inspeção predial é a análise (preferencialmente periódica) de uma edificação, na qual deverão ser avaliadas as condições de uso e manutenção do objeto em questão. Hoje, em específico, estamos falando sobre a inspeção predial, mas o mesmo vale para pontes, viadutos, e até estádios de futebol, por exemplo.

Toda inspeção predial deve ser feita por profissionais habilitados, podendo em muitas vezes ser feita por uma equipe multidisciplinar, contendo engenheiro civil, arquiteto, engenheiro elétrico, engenheiro mecânico, como também outras modalidades da Engenharia. A análise deverá sempre levar em conta as principais características de uma construção, que se danificadas ou em mau estado de conservação, podem colocar em risco a população que vive no local, bem como as pessoas no entorno.

Parte elétrica, estrutura, elevadores, são alguns exemplos de itens que precisam ser checados em uma inspeção predial. 

Falta de controles rígidos e fiscalização

Infelizmente, no Brasil sofremos com a falta de regramentos mais rígidos, em que pese o fato de muitas prefeituras já terem tornado a inspeção predial obrigatória, em muitas das regulamentações não são cumpridas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a obrigatoriedade só foi implementada após o desabamento de três prédios, ocorrida na Cinelândia, no ano de 2012.

Por fim, reiteramos que o objetivo principal de uma inspeção predial é a segurança da população. A mesma segurança que deveria ser zelada por todos: poder público, proprietários de edifícios, moradores e usuários.

Confira este e outros conteúdos em nosso blog!

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!